Trilha de caminhada de longa distância 440

GR 440 Imagem na Infobox. A ponte medieval de Treignac no Vézère. Localização
Endereço  França
Designação
Outro nome Trilha de caminhada de longa distância
Modelo Laço
Vestígio
Ponto de partida Treignac
Comprimento 184  km
Alt. máximo 948  m
Alt. mínimo 457  m

A trilha de caminhada de longa distância 440 ( GR 440 ) descreve uma volta ao redor da montanha Limousin, principalmente em Corrèze , com uma pequena parte norte e noroeste em Creuse e Haute-Vienne .

Rota principal

A trilha 440 de longa distância passa pelos três departamentos da antiga região administrativa de Limousin . Está inteiramente localizado dentro do parque natural regional Millevaches en Limousin , cruzando o planalto Millevaches e o maciço Monédières . Passa uma ou mais vezes pelos três principais rios da região: Corrèze , Vézère e Vienne .

Por questões práticas, o roteiro abaixo indicado é apresentado por departamentos inteiros, no sentido anti-horário .

Escavação

No Creuse, a trilha de caminhada de longa distância 440 começa na barragem de Chammet (comuna de Faux-la-Montagne ), atravessa a cidade de Faux-la-Montagne e passa pelo Lac de Faux. Corre ao longo da costa nordeste antes de se juntar à seção comum com a trilha de caminhada de longa distância 46 . Ele passa no Feuillade , em seguida, na pequena aldeia de La Villedieu e no riacho de Villedieu .

Haute-Vienne

A rota então entra em Haute-Vienne no território dos municípios de Nedde e Rempnat , cruzando novamente o riacho Villedieu e depois o Vienne .

Corrèze

Em Corrèze, passa pela aldeia de Lacelle e atravessa o Soudaine na lagoa de Saint-Hilaire (município de Saint-Hilaire-les-Courbes ). Antes de chegar a Treignac, é possível pegar a variante 440B para o leste em direção a Meymac. O GR 440 então cruza o Vézère na ponte medieval e atravessa Treignac . Rumo ao sul, passa sobre o riacho Boulou até a lagoa Peuch e, em seguida, sobre o Madrange , antes de chegar à aldeia de Chauzeix (comuna de Santo Agostinho ). É no final deste que termina o troço comum com o percurso pedestre de longa distância 46. Em seguida, vira para nordeste, passando a 500 metros do Suc au May (e da sua mesa de orientação ) que culmina nos 908 metros, no Massif des Monédières . Ele desce para o sul e segue para o leste até Chaumeil , cruzando o Douyge . Ainda a leste, cruza o Corrèze na ponte Vialaneix e continua até Saint-Yrieix-le-Déjalat . Ele então segue para o norte, cruza o Dadalouze e chega à vila de Bonnefond . Passa cerca de trinta metros da nascente do Corrèze e atravessa o ribeiro Saulière . Cinco quilômetros a oeste de Meymac , é possível chegar lá pegando a variante 440B . A rota segue para noroeste e depois para norte. Passa pelo riacho Maisons e depois pelo ribeiro Étang du Diable (braço mãe do rio Ars ) e chega ao lugar denominado Les Rioux onde é possível tomar a variante 440B para oeste, em direção a Treignac. A rota principal atravessa o Vézère, atravessa Saint-Merd-les-Oussines e passa novamente sobre o Vézère. Ele passa perto das pequenas cidades de Chavanac e Millevaches e atravessa Saint-Setiers . Ele cruzou o Vienne duas vezes e cruzou Peyrelevade . O loop termina na barragem de Chammet, que marca o limite departamental entre Corrèze e Creuse.

Variante 440B

A trilha possui uma variante 440B, dividida em duas seções.

Alguns quilômetros ao norte de Treignac, a primeira seção passa logo abaixo da barragem de Treignac e segue ao longo da costa leste de seu reservatório, Lac des Bariousses . Em seguida, passa nas alturas do Lago Viam , atravessa Pérols-sur-Vézère , cruza o rio Ars na ponte Variéras , passa ao nível das ruínas galo-romanas de Les Cars e se junta à rota principal em um lugar chamado les Rioux (município de Saint-Merd-les-Oussines ).

A nordeste do local denominado Matrillat Haut (município de Ambrugeat ), uma segunda seção, com cinco quilômetros de extensão, liga a rota principal à cidade de Meymac .

biblioteca de fotos

Notas e referências

1. Limusine Le Grand Tour de la montagne , Federação Francesa de Caminhadas Corrèze, acessado em 20 de janeiro de 2019