Charles Hudson

Matterhorn
Carreira
Disciplinas Montanhismo
Companheiros de corda Jovem geoffrey winthrop
Subidas notáveis primeira subida do Mont Blanc sem guia , primeira subida do Pointe Dufour (ponto mais alto do Monte Rosa ), primeira subida do Matterhorn
Profissão Capelão anglicano

O reverendo Charles Hudson (nascido em 4 de outubro de 1828 em Ripon em Yorkshire - e falecido em 14 de julho de 1865 em Matterhorn ) é um capelão anglicano e alpinista inglês.

Este foi um dos principais alpinistas da idade de ouro da conquista dos Alpes, na segunda metade do XIX °  século , e um dos pioneiros do montanhismo sem um guia . À frente de uma expedição composta por Edward John Stevenson, Christopher e James Grenville Smith, ES Kennedy, Charles Ainslie e GC Joad, ele fez em 1855 a primeira subida não guiada do Monte Branco , tendo feito alguns dias antes durante uma tentativa, o primeira ascensão oficial do Mont Blanc du Tacul .

O 1 r agosto 1855, participou na primeira subida do pico Dufour , o pico mais alto de Rosa da montagem (com J. Birbeck, C. Smyth, JG Smyth, EJ Stevenson e guias Ulrich Lauener , J. Zumtaugwald e transporte).

Em 5 de julho de 1865, poucos dias após a primeira de Edward Whymper com Christian Almer e Franz Biner, ele fez a segunda subida do Aiguille Verte , a primeira pela cordilheira Moine (com G. C Hodgkinson, TS Kennedy e os guias Michel Croz , Michel Ducroz e Peter Perren).

Ele foi morto em 14 de julho de 1865, enquanto descia da primeira subida do Matterhorn . Edward Whymper , que havia planejado uma nova tentativa com Lord Francis Douglas , descobriu que Hudson tinha o mesmo objetivo:

"Quando voltamos para o hotel Mont-Rose, quem vimos primeiro, sentado em silêncio na pequena parede em frente à porta? Meu ex-chef guia Michel Croz. [...] Croz foi contratado pelo reverendo Charles Hudson; ambos haviam chegado a Zermatt com o mesmo propósito que nós: tentar escalar o Matterhorn! Lord Francis Douglas e eu jantamos no Monte Rosa; Mal tínhamos acabado de comer quando o Sr. Hudson entrou na sala de jantar com um de seus amigos. Eles tinham acabado de examinar o Matterhorn, e alguns desocupados, sentados na sala, perguntaram o que pretendiam fazer. A resposta do Sr. Hudson confirmou o relato de Croz: eles deveriam partir no dia seguinte na mesma hora que nós. Saindo da sala para nos consultar, concordamos que seria realmente lamentável ver duas expedições independentes tentando a mesma escalada ao mesmo tempo. Então fomos convidar o Sr. Hudson para se juntar a nós, ele estava disposto a aceitar nossa proposta. No entanto, antes de admitir seu amigo, o Sr. Hadow, em nossa expedição, achei que era meu dever indagar sobre as viagens que ele fizera nos Alpes; O Sr. Hudson respondeu, tanto quanto me lembro: “Sr. Hadow escalou o Mont Blanc em menos tempo do que a maioria dos outros escaladores ”. "

Após o sucesso, no início da descida, o jovem e inexperiente Hadow escorregou, apesar da ajuda de Croz, e carregou Croz, Hudson e Douglas com ele, a corda que conectava Douglas ao pai de Peter Taugwalder rompendo-se, salvando-o e ao pai. Whymper que fechou a corda. O corpo de Hudson foi encontrado e enterrado na igreja em Zermatt .

Notas e referências

1. Edward Whymper, Escalades dans les Alpes , Hoëbeke, 1994, p.  183-184  : “Lord Francis Douglas e eu jantamos no hotel Monte Rosa e tínhamos acabado de terminar quando o Sr. Hudson e um amigo entraram na sala de jantar . Eles haviam retornado da inspeção da montanha e alguns ociosos na sala exigiram suas intenções. Ouvimos a confirmação da declaração de Croz e soubemos que o Sr. Hudson pretendia partir amanhã à mesma hora que nós. Saímos da sala para consultar e concordamos que não era desejável que duas partes independentes estivessem na mesma montanha ao mesmo tempo com o mesmo objeto. O Sr. Hudson foi, portanto, convidado a se juntar a nós e aceitou nossa proposta. Antes de admitir seu amigo - Sr. Hadow - tomei a precaução de perguntar o que ele tinha feito nos Alpes e, pelo que me lembro, a resposta do Sr. Hudson foi: “O Sr. Hadow fez o Mont Blanc em menos tempo do que a maioria dos homens.  ” Edward Whymper, Scrambles entre os Alpes , 6ª edição, Londres, John Murray, 1936, p.  305 .