Forum des Halles

Forum des Halles Imagem na Infobox.
Modelo Shopping center
Localização Paris 1 st França
Proprietário Unibail-Rodamco
Abertura 4 de setembro de 1979
Visitantes por ano 33,9 milhões em 2017
Vendas anuais 522,1 milhões de euros em 2009
Área de vendas 89.200  m 2
Lojas 150
Estacionamentos 2.100
Estação (RER)(NO)(B)(D) ( Châtelet-Les Halles )
Metrô (M)(1)(4)(7)(11)(14) ( Châtelet )
(M)(4) ( Les Halles )
Autocarro (AUTOCARRO) RATP 21 38 47 58 67 69 70 72 74 75 76 85 96 (AUTOCARRO) Noctiliano N11 N12 N13 N14 N15 N16
Local na rede Internet en.westfield.com/forumdeshalles
Informações de Contato 48 ° 51 ′ 42 ″ N, 2 ° 20 ′ 50 ″ E

O Forum des Halles (renomeado Westfield Forum des Halles em 2019) é um shopping center francês localizado no local dos antigos corredores centrais de Paris . Recebe 150.000 visitantes por dia.

Em 2017, o Forum des Halles foi o terceiro centro comercial mais visitado da França, com 33,9 milhões de visitantes. Em 2019, o Forum des Halles é o centro comercial mais visitado da França, com 50 milhões de visitantes.

História

No meio do XIX °  século, doze casas são construídas por Victor Baltard sobre a localização de Les Halles, em Paris . O mercado atacadista central foi transferido para Rungis no final da década de 1960 e os pavilhões Baltard foram destruídos, deixando um “buraco” no centro de Paris por alguns anos. O Fórum foi então construído e inaugurado em 1979, acima da principal estação de metrô e RER de Paris . Na década de 2010, o local foi totalmente redesenhado e reformado, com a principal inovação arquitetônica sendo sua cobertura, La Canopée , feita de vidro e metal.

Um projeto urbano

A saída do mercado atacadista de Les Halles de Paris para Rungis e La Villette foi decidida em 14 de março de 1960 por Michel Debré , primeiro-ministro. Esta mudança permite vislumbrar uma vasta operação de urbanismo no seio da capital para revitalizar o centro da margem direita.

Uma decisão importante foi tomada: a criação de uma verdadeira cidade subterrânea ligada ao transporte público e composta por equipamentos comerciais, culturais, esportivos e de lazer. Essa orientação é confirmada pela decisão do governo de construir o ponto central de interligação da Rede Expressa Regional - RER, localizado a mais de 20 metros de profundidade.

O buraco de Halles

Durante o verão de 1971, a demolição do Halles Baltard foi necessária para criar a estação subterrânea do RER a céu aberto . O vazio e o espaço vazio deixado na parte oeste do local rapidamente receberam o apelido de “Trou des Halles” .

No cinema, o site atende a:

O fórum de negócios e lazer

Em 1972, foi criada a Société d'Économie Mixte d'Aménagement des Halles (SEMAH), sob a direção técnica de Bernard Pilon , com o objetivo de efetuar as obras de reabilitação. Associada à Serete-Aménagement (agora Expansão Espace), a SEMAH define os contornos do Fórum com a ajuda dos arquitetos Claude Vasconi e Georges Pencreac'h . A arquitetura do Fórum Central é limitada pelo espaço disponível entre a estação RER e a superfície, e pelo respeito de uma estrutura fixa de 11.313  m por 16.000  m .

A inauguração ocorreu em 4 de setembro de 1979, na presença de Jacques Chirac , prefeito de Paris. 190 marcas estão instaladas em 43.000  m 2 distribuídos em 4 níveis. Toda esta primeira fase inclui 70.000  m 2 , aos quais devem ser adicionados 50.000  m 2 de estacionamentos.

Reabilitação do Fórum

Trinta anos após sua inauguração, a imagem do Forum des Halles está longe de ser positiva (tráfico de drogas, insegurança , defeitos de construção etc.). Em 2002, a cidade de Paris decidiu empreender a reforma do distrito de Halles e iniciou procedimentos de consulta pública. A ênfase está na segurança, luminosidade e conforto dos visitantes.

A competição de 2004

Quatro equipes são escolhidas para apresentar as soluções:

  • O projeto de Rem Koolhaas visa fazer de Les Halles "um lugar espetacular": um campo de grandes torres, em vidro colorido, "como frascos de perfume" que poderiam "lembrar os antigos refeitórios". Algumas dessas torres, que devem abrigar escritórios ou instituições, teriam suas raízes em níveis inferiores do fórum.
  • O projeto de David Mangin , finalmente selecionado no final da competição, prevê a construção de um quadrado de 9 metros de altura e 145 metros de largura, com cobertura em caixotões revestidos de cobre patinado, esmaltados ou perfurados.
  • O objetivo do projeto Winy Maas é “trazer luz” para os espaços subterrâneos renovados através de um projeto de “vitrais”. Os espaços seriam então "abertos ao máximo, substituindo o solo por placas transparentes ou translúcidas de onde se pudesse olhar o mundo abaixo". As lajes, que deveriam ocupar 40% da superfície, iriam alternar com jardins. Seria uma questão de criar um vasto vitral na superfície do fórum e do jardim atual. Com este piso translúcido, o arquitecto pretende trazer luz para a cave, um espaço dedicado ao comércio e transportes. À noite, deve ser o contrário: feixes de luz coloridos iriam disparar do solo para que o coração de Paris fosse destacado e visto de longe. O gigantesco vitral deve ser pontilhado de passarelas, árvores, jardins e gramados. De acordo com este projeto, a sala de troca e as plataformas RER devem ser iluminadas por uma verdadeira "catedral" oca perfurada da superfície, oferecendo também grande legibilidade.
  • O projeto de Jean Nouvel prevê jardins em todos os níveis, em um total de 7 hectares, notadamente no telhado de um salão principal construído no lugar das estruturas guarda-chuva do atual Fórum. “Um jardim de sonho, sobre os telhados parisienses”, segundo o arquitecto, de onde poderemos “dialogar” com os outros monumentos de Paris. Outros salões devem ser construídos ao redor: salão do mercado, salão das crianças, salão de artes ...
Obras de reabilitação

O projeto de David Mangin foi mantido, mas com várias modificações. Assim, no projeto de 2004 , planejou-se tornar visíveis os trilhos abaixo da sala de troca. David Mangin propôs uma grande clarabóia cavada na superfície, servida por escadas e terminando no nível –3 acima da sala de troca RER , que deveria ser iluminada por um quadrado envidraçado. O piso da própria sala de câmbio deveria ser perfurado no meio, com as plataformas vistas de uma varanda e uma passarela central com vista para elas. Essa clarabóia foi finalmente abandonada, causando a insatisfação de representantes das associações de moradores locais. Além disso, a parte emergida de Les Halles (pavilhões Willerval) é substituída por um edifício com formas curvas inspiradas nas plantas, La Canopée - termo geralmente usado para designar a parte superior das florestas, em contato direto com a atmosfera livre e o raios do sol . Este Canopy é diferente do edifício previsto para o concurso de 2004 para o “carreau des Halles” e foi objecto de um concurso internacional dedicado em 2007 , vencido por unanimidade pelos arquitectos Patrick Berger e Jacques Anziutti.

O prefeito de Paris, sob a direção de Bertrand Delanoë , decide fazer uma grande reforma no bairro: a obra vai durar seis anos e custar 760 milhões de euros.

No final de 2010, o custo da renovação aumentou para 802 milhões de euros. O projeto suscita várias críticas, as associações denunciam as condições de concessão ao gestor privado. No que diz respeito à parte de investimento, um terço da operação é financiado pelo gestor privado, que contribui com 238 milhões de euros. O acordo inclui o pagamento pelo gestor privado de um montante adicional, estimado em 30 milhões de euros sob um pressuposto reduzido e que pode ascender a 50 milhões de euros em caso de condições económicas favoráveis, permitindo à Cidade partilhar os lucros do centro comercial assim que a operação for concluída.

A parte Canopy do novo Fórum, uma estrutura de vidro e aço construída sob a liderança da Vinci pelas empresas Castel e Fromaget, Viry , Barbot e ACML (empresas do grupo Fayat ), atinge 14 metros de altura, cobre um pátio central e acomoda em suas alas um conservatório municipal, um centro cultural hip-hop, uma biblioteca de mídia e uma casa de práticas artísticas amadoras. Foi inaugurado em 5 de abril de 2016. Para isso, os pavilhões Willerval datados da década de 1980 foram destruídos e várias instalações movidas (como a escultura em mármore Pyegemalion , obra do argentino Julio Silva ). A piscina Suzanne-Berlioux também foi encerrada em setembro de 2012. O custo do Canopy está estimado em 216 milhões de euros, ou 27% do custo da renovação. O novo Fórum e o Canopy se abrem para o oeste no Jardim Nelson-Mandela , que, quando concluído, apresenta várias áreas de recreação para crianças.

O 13 de setembro de 2019, o Forum des Halles leva o nome de Westfield Forum des Halles, de acordo com os desejos de seu proprietário, o grupo Unibail-Rodamco-Westfield .

Identidade

Logos

Galeria

O antigo fórum

Obras de reabilitação em 2011-2016

Rotas do Forum des Halles

Estas estradas são públicas, pedestres e subterrâneas:

Notas e referências

  1. Les Halles, o novo coração de Paris (brochura sobre a reconstrução das Halles de Paris) [PDF]
  2. "  7 coisas a saber sobre centros comerciais na França  ", Le Figaro ,15 de dezembro de 2017( leia online , consultado em 28 de fevereiro de 2018 ).
  3. [PDF] “  Les Halles, o novo coração de Paris  ” , em parisleshalles.fr ,julho de 2014(acessado em 30 de agosto de 2018 ) .
  4. Dominique Raizon, "  RFI - Urbanism - Future facelift of the Halles in Paris  " ,12 de abril de 2004(acessado em 30 de agosto de 2018 ) .
  5. Arquivo n ° E09000018 / 75, Prefeitura de Paris, Sindicato dos Transportes da Ilha-de-França , Projeto de requalificação do pólo RER Châtelet-Les Halles Consultas públicas conjuntas p. 39, 47, 51.
  6. "  Notícias  " , no INGÉROP ,Janeiro de 2008(acessado em 30 de agosto de 2018 ) .
  7. "  O dossel de Berger e Anziutti, vencedor do concurso para a telha de corredores  ", AMC le Moniteur ,25 de maio de 2016( leia online ).
  8. Elizabeth Pineau, "  A renovação das Halles de Paris em face da resistência  " , em LePoint.fr , Le Point ,29 de julho de 2010(acessado em 30 de agosto de 2018 ) .
  9. Como financiar o projeto Les Halles? , evous.fr , 4 de novembro de 2010
  10. As seis aberrações do projeto de renovação de Halles , Elisabeth Bourguinat, Lepost.fr , 11 de outubro de 2009.
  11. Laurence Albert, "  Unibail está fortemente empenhada na renovação de Les Halles em Paris  " , Les Echos ,25 de março de 2010(acessado em 30 de agosto de 2018 ) .
  12. "  Um toque de Saumur na Canopée des Halles  " , Le Courrier de l'Ouest ,8 de abril de 2016.
  13. Philippe Roman, "  A construção do Canopy des Halles começará  " , Le Figaro (acesso em 30 de agosto de 2018 ) .
  14. The JDD , "  Westfield Rolls malls Landed in France  " , Le Journal du Dimanche (acesso em 10 de setembro de 2019 ) .

Veja também

Bibliografia

  • Françoise Fromonot , La comédie des Halles. Intriga e encenação, edições La Fabrique, 2019.
  • Françoise Fromonot, O campo de Les Halles. Os novos infortúnios de Paris, edições La Fabrique, 2005.
  • Françoise Moncomble , "  Viver na mobilidade: o eixo do fórum de Les Halles / rue Montorgueil  ", Armillaire , La Découverte,1 ° de janeiro de 2007, p.  279-293 ( ISBN  9782707153203 , resumo , ler online )
  • Bernard Dezert , “  Shopping centers em Ile-de-France  ”, Annales de Géographie , Persée, vol.  100, n o  559,1 st julho 1991, p.  374-375 ( ler online )

Artigos relacionados

links externos